O BATUQUE SUSTENTÁVEL DO PATUBATÊ
Grupo de percussão de Brasília ministra oficina e apresenta show no Espaço Cultural Eletrobrás FURNAS, dias 3 e 4 de setembro. Tudo de graça
A matéria-prima é reciclável. A consciência, sustentável. No palco, a criatividade do grupo brasiliense PATUBATÊ une música, cultura, meio-ambiente e arte. Os instrumentos impressionam pela simplicidade e inovação. São feitos de latas, baldes, tonéis, bolas de basquete, panelas e até peças de automóveis. O som das sucatas inspira e leva os músicos a criar performances com ritmos como maracatu, samba, funk, afro, frevo, baião e tantos outros. É isso que eles pretendem mostrar na Oficina de Percussão Sustentável, que será realizada dia 3 de setembro e no show, dia 4, no Espaço Cultural Eletrobrás FURNAS. As atividades são gratuitas e as vagas limitadas.
Nas mãos dos músicos Fernando Mazoni, Fred Magalhães, Gustavo Lavoura, Pablo Maia e o DJ Leandronik, sucata não é lixo, é música. Tonéis, escapamentos de automóveis, chapas de zinco, panelas, latas de refrigerante, eletrocalhas ou peças de caminhão têm um destino muito curioso quando chegam ao alcance dos músicos do grupo PATUBATÊ. Toda esta sucata vira instrumento musical.
O grupo surgiu em 1999, com influência dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e Hermeto Pascoal. O grupo PATUBATÊ alia criatividade à valorização dos ritmos brasileiros. Surge, então, o diferencial do grupo que é o de explorar a musicalidade brasileira em instrumentos não convencionais, inserindo a música eletrônica, em uma releitura mais moderna. Essa mistura funcionou muito bem e o grupo tem se apresentado por todo o Brasil e, mais recentemente, pela Europa, Estados Unidos e continente africano. Por onde passam chamam a atenção e agradam públicos de todas as idades, sendo citados como o Hermeto Pascoal do século XXI.
O grupo propicia ao público uma verdadeira e impactante experiência visual e sonora. Com essa mania criativa de tirar som de tudo, os músicos valorizam a riqueza rítmica brasileira, mudam a tradicional forma de se fazer música e, ainda, apresentam um novo conceito: a música ao alcance de todos.
SHOWS PERFORMÁTICOS
Os shows do grupo PATUBATÊ são visual e sonoramente impactantes. As performances em percussão com sucatas e música eletrônica incluem ritmos como samba, dance, funk e drum'n'bass. Efeitos visuais e sonoros são marcas registradas das criações dos músicos. Água, luz, fogo, som e movimento em performances desafiadoras exploram as percepções do público e tornam o show memorável.
OFICINA DE PERCUSSÃO SUSTENTÁVEL
Utilizando exclusivamente instrumentos alternativos confeccionados por eles próprios, os músicos além de proporcionar uma experiência visual e sonora inusitada, convidam o público a refletir sobre a responsabilidade com o meio-ambiente.
Panela de pressão, ralador ou tampas de panela não são meros utensílios culinários. Nas mãos do PATUBATÊ são transformados em instrumentos musicais. Uma mola de automóvel vira um triângulo. Em um orelhão, tem-se uma zabumba. Da bola de basquete, vem a marcação contínua do legítimo baião nordestino. Baldes viram ganzás (chocalhos). Tonéis viram bumbos de bateria. Eletrocalhas, utilizadas para fiação em garagens de edifícios, têm um timbre idêntico ao chimbal de uma bateria.
Estes instrumentos estão ao alcance de todos, em objetos que podem passar despercebidos ou, até mesmo, ir direto para o lixo. De maneira consciente, o acesso à música é facilitado e o PATUBATÊ incentiva o surgimento de uma nova leva de percussionistas que alia a criatividade à reciclagem de materiais. PATUBATÊ é consciência, cidadania, arte, cultura e entretenimento.
Serviço
Oficina de Percussão Sustentável
Inscrições gratuitas pelo e-mail oficinapatubate@
Data: 03/09/2011
Local: Espaço Cultural Eletrobrás FURNAS
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo
Horário: das 15h às 18h
50 vagas
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade: 190 lugares
Tel: 21- 2528 2794
Show Patubatê
Data: 04/09/2011
Local: Espaço Cultural Eletrobras FURNAS
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo
Horário: 19h30
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 190 lugares
Tel: 21- 2528 2794
Nenhum comentário:
Postar um comentário