sábado, 4 de junho de 2011

Ensaio Aberto > Marcelo Yuka





Ontem fui ao ensaio aberto do Yuka na lona Crescer e Viver, na Praça XI (RJ). O que tenho a dizer é: uma gama de referências num só espaço pra ninguém botar defeito, com muito grave e grooves + sons eletrônicos de bom gosto. O ótimo Patrick Laplan caiu como um a luva, somando seu baixo grave, mas nítido, com as levadas do baterista Daniel Conceição.

Nesta apresentação, Yuka usou camadas de teclados muito inteligentes dando uma atmosfera homogênea do início ao fim (as vezes com mais ênfase em algumas sequências), colocando uma cama de sons bastante densa para Amora Pera soltar a voz. Jomar Schrank foi o homem-coringa (guitarra e teclados + voz), perfeito em suas intervenções.

Nada que o "mercado da música" vá gostar à primeira audição, mas pode ser uma saída para que coisas diferentes apareçam. Músicas da época do Rappa ("Me Deixa", "Minha Alma", "Cristo e Oxalá"), do FURTO ("Desterro") e novas composições, além da versão de "Base de Guantânamo", de Caetano Veloso, fizeram o set list. E nem preciso falar das letras, né...

Infelizmente não peguei todo o set list, mas com certeza terão outros encontros destes.

De prima, me deixou uma ótima impressão.

A que tudo indica, o ex-integrante das bandas O Rappa e F.U.R.T.O., Marcelo Yuka lançará este ano seu primeiro álbum solo, que tem produção de Apollo 9 e participações especiais de Seu Jorge, Marisa Monte, Céu e Cibelle. Além do novo álbum, Yuka vem se dedicando nos últimos meses a produzir bandas em seu próprio estúdio na Tijuca, no Rio, e a criar trilhas sonoras, como a feita para o Humanize, campanha social promovida pelo Canal Futura, no final do ano passado.

Nas fotos: Yuka em seu estúdio "Observatório de Ecos" trabalhando, e com Amora Pêra, que está no seu novo projeto. Fotos by Alx e fotos do show by Virgínia A. Corsini

Nenhum comentário: