sexta-feira, 23 de março de 2012

Gilberto Gawronski estreia em abril o espetáculo Lar Longe Lar no Teatro SESI - Rio de Janeiro


Sob a direção do premiado ator e diretor gaúcho Gilberto Gawronski e com texto de Miriam Halfim, o espetáculo Lar Longe Lar estreia dia 5 de abril no Teatro SESI- RJ.  A história se passa durante os anos 20 e 30 e conta a tentativa do judeu polonês José em seu exílio na América do Sul para dar um novo lar à família, já que em sua terra natal, a Polônia, as condições não lhe eram favoráveis devido à crise financeira. Com a vinda para o “Novo Mundo”, José vem para a América no Sul e inicia sua saga na Argentina. Mas sem o apoio de seu conterrâneo, ele não consegue se fixar e volta para a família, sempre pensando em buscar um novo local para morar. A ascensão do nazismo e a perseguição aos judeus apressam o exílio da família, desta vez para o Brasil, no Rio de Janeiro, na Praça Onze, local onde moram muitos outros imigrantes.

Lar Longe Lar teve seu início com a leitura dramatizada dirigida por Gawronski no CCBB em 2011, e ficou em 4º lugar pelo júri popular concorrendo com cerca de 300 textos. E em fevereiro deste ano venceu o edital do SESI, entre mais de 300 peças. “Ser premiada e poder contar a saga de judeus fugindo do Nazismo é uma honra. E ela é contada com humor, que simboliza o povo judeu, cujo símbolo é o violinista no telhado”, diz a autora.

Capitaneados por Gawronski, um dos mais interessantes diretores da atualidade, os jovens atores da Cia Poeira de Teatro (Nina Reis, Diego Araújo, José de Ipanema, Raquel Tamaio, Nelson Yabeta e Rafael Ferrão) são os mesmos que participaram da leitura no CCBB em 2011.  Além do texto leve e bem humorado, Miriam Halfim também procura passar dados históricos, políticos e sociais da história do Brasil e do mundo, sempre colocando o entretenimento e o lúdico em suas ações.

O espetáculo é permeado no palco com cenas na Polônia, na Argentina e no Brasil ambientado através da trilha sonora de Warley Goulart (direção musical),  determinando época e espaço geográfico dos países citados -  ele utiliza a força de cinco cantores para darem voz a estas diferenças culturais: Moishe Oysher (cantor romeno), Carlos Gardel, Francisco Alves, Vicente Celestino e Carmem Miranda. Ney Madeira assina o cenário e o figurino, a luz é de Paulo César Medeiros e a produção de Maria Alice Silvério Lima.

Elenco / Personagem
NINA REIS >   Berta
DIEGO ARAÚJO >   Simão
JOSÉ DE IPANEMA >   José
RAQUEL TAMAIO >   Helena
NELSON YABETA >   Manuel
RAFAEL FERRÃO >   Efraim, Arão
 
Gilberto Gawronski e Miriam Halfim 

SERVIÇO:
LAR LONGE LAR
Com Nina Reis, Diego Araújo, José de Ipanema, Raquel Tamaio, Nelson Yabeta e Rafael Ferrão
Temporada: 5 de abril a 19 de maio, quinta a sábado, às 19:30.
Local: TEATRO SESI – Rua Graça Aranha, 1 – Centro – Tel.: 2563-4163
Texto de Míriam Halfim
Direção: Gilberto Gawronski
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$30
Capacidade: 350 lugares
Classificação Etária: 12 anos
Horário da bilheteria: Terça a domingo, das 14h às 19h30; Sábados, até às 20h30
Cenário e figurino: Ney Madeira, Dani Vidal, Pati Faedo
Produção: Maria Alice Silvério Lima
Direção Musical: Warley Goulart
Luz: Paulo César Medeiros
Fotografia: Cláudia Ferreira
Diretor assistente: Fernando Philbert