Sob a direção do premiado ator e diretor gaúcho Gilberto Gawronski e com texto de Miriam Halfim, o espetáculo Lar Longe Lar estreia dia 5 de abril no Teatro SESI- RJ. A história se passa durante os anos 20 e 30 e conta a tentativa do judeu polonês José em seu exílio na América do Sul para dar um novo lar à família, já que em sua terra natal, a Polônia, as condições não lhe eram favoráveis devido à crise financeira. Com a vinda para o “Novo Mundo”, José vem para a América no Sul e inicia sua saga na Argentina. Mas sem o apoio de seu conterrâneo, ele não consegue se fixar e volta para a família, sempre pensando em buscar um novo local para morar. A ascensão do nazismo e a perseguição aos judeus apressam o exílio da família, desta vez para o Brasil, no Rio de Janeiro, na Praça Onze, local onde moram muitos outros imigrantes.
Capitaneados por Gawronski, um dos mais interessantes diretores da atualidade, os jovens atores da Cia Poeira de Teatro (Nina Reis, Diego Araújo, José de Ipanema, Raquel Tamaio, Nelson Yabeta e Rafael Ferrão) são os mesmos que participaram da leitura no CCBB em 2011. Além do texto leve e bem humorado, Miriam Halfim também procura passar dados históricos, políticos e sociais da história do Brasil e do mundo, sempre colocando o entretenimento e o lúdico em suas ações.
Lar Longe Lar teve seu início com a leitura dramatizada dirigida por Gawronski no CCBB em 2011, e ficou em 4º lugar pelo júri popular concorrendo com cerca de 300 textos. E em fevereiro deste ano venceu o edital do SESI, entre mais de 300 peças. “Ser premiada e poder contar a saga de judeus fugindo do Nazismo é uma honra. E ela é contada com humor, que simboliza o povo judeu, cujo símbolo é o violinista no telhado”, diz a autora.

O espetáculo é permeado no palco com cenas na Polônia, na Argentina e no Brasil ambientado através da trilha sonora de Warley Goulart (direção musical), determinando época e espaço geográfico dos países citados - ele utiliza a força de cinco cantores para darem voz a estas diferenças culturais: Moishe Oysher (cantor romeno), Carlos Gardel, Francisco Alves, Vicente Celestino e Carmem Miranda. Ney Madeira assina o cenário e o figurino, a luz é de Paulo César Medeiros e a produção de Maria Alice Silvério Lima.
Elenco / Personagem
NINA REIS > Berta
DIEGO ARAÚJO > Simão
JOSÉ DE IPANEMA > José
RAQUEL TAMAIO > Helena
NELSON YABETA > Manuel
RAFAEL FERRÃO > Efraim, Arão
Gilberto Gawronski e Miriam Halfim
SERVIÇO:
LAR LONGE LAR
Com Nina Reis, Diego Araújo, José de Ipanema, Raquel Tamaio, Nelson Yabeta e Rafael Ferrão
Temporada: 5 de abril a 19 de maio, quinta a sábado, às 19:30.
Local: TEATRO SESI – Rua Graça Aranha, 1 – Centro – Tel.: 2563-4163
Texto de Míriam Halfim
Direção: Gilberto Gawronski
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$30
Capacidade: 350 lugares
Classificação Etária: 12 anos
Horário da bilheteria: Terça a domingo, das 14h às 19h30; Sábados, até às 20h30
Cenário e figurino: Ney Madeira, Dani Vidal, Pati Faedo
Produção: Maria Alice Silvério Lima
Direção Musical: Warley Goulart
Luz: Paulo César Medeiros
Fotografia: Cláudia Ferreira
Diretor assistente: Fernando Philbert
Nenhum comentário:
Postar um comentário