quinta-feira, 24 de maio de 2012


Centro Musical Cigam  - 25 anos de estudo da música


Durante 25 anos de vida comemorados em 1º junho deste ano, o Centro Musical Cigam conseguiu trazer uma unidade em torno da aprendizagem e do aperfeiçoamento musical. A ideia foi simples: produzir um curso livre voltado para o ensino da música popular. Criá-lo foi a forma de atender à grande demanda de músicos que por exigências profissionais da época desejavam se aperfeiçoar e não encontravam essa especialização. Fundado em 1987 pelo professor, compositor e arranjador húngaro Ian Guest e, desde 1997 dirigido pelo professor Claudio Bergamini, o Cigam passou de escola de música para ser uma referência no ensino e aprimoramento musical. Hoje o nome do Cigam figura como uma das principais escolas de música do país, procurada também por alunos de fora do Rio de Janeiro e até do exterior e ainda por alunos formados em universidades para se aperfeiçoamento.

O Cigam oferece não apenas informação de qualidade, mas principalmente uma sólida formação musical, que atende aos interesses e objetivos de cada aluno. “Aos poucos a ideia de poder lidar com a música popular, desde os níveis mais elementares do aprendizado até os mais avançados, atraiu um novo público”, diz Bergamini. Os resultados são reconhecidos pela amplitude que o Cigam ganhou ao longo do tempo.  As recomendações dadas à escola são ecos das avaliações positivas feitas por profissionais do segmento. Uma das grandes vantagens são os professores do Cigam que possuem no perfil o exercício da profissão de músico, além de lecionarem.  Não por acaso, os alunos se tornam músicos profissionais renomados e também professores do próprio Cigam por se destacarem e possuírem todo o lado didático presente na formação.

Importantes músicos e artistas já passaram pelo Cigam: Mauro Diniz (toca com Marisa Monte, foi professor e aluno), José Paulo Becker e Marcelo Gonçalves (Trio Madeira Brasil), Nelson Jacobina, as cantoras Maíra Freitas, Rita Ribeiro, Isabela Taviani, Bernardo Lobo, Rogê,  Luis Carlinhos, Cláudio Mazza (banda Vitória Régia), Neil Teixeira (Os Cariocas), Adriano Giffoni (aluno), Itamar  Assiére (foi professor e aluno, tocou com Nana Caymmi, Rosa Passos e Toninho Horta), o percussionista Siri (foi professor e aluno), Alexandre Elias (profissional de trilhas para teatro - foi professor e aluno), Israel Dantas (tocou com Alcione - foi professor e aluno),  e tantos outros que já deixaram sua marca em trabalhos antigos e mais recentes na vida profissional.

E a trajetória da escola também se passa pelos eventos gratuitos e democráticos. No projeto Rua dos Músicos, que aconteceu entre 2003 e 2005, os transeuntes eram presenteados na hora do almoço com apresentações de alunos e professores do Cigam na Cinelândia (RJ). Entre 1990 e 1993 e depois novamente entre 1999 e 2001, o projeto Espaço Aberto Cigam trouxe apresentações memoráveis onde Nana Caymmi, Cássia Eller, Helio Delmiro, Victor Biglione, Nando Reis, Carlos Malta, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Zé Renato, Djavan, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Lenine, Egberto Gismonti, Nico Assumpção, Edu Lobo, Roberto Menescal, entre outros, puderam conversar sobre música e obra - eram workshops, com entrada franca, onde os alunos e o público em geral tiveram a oportunidade de conhecer melhor a trajetória profissional de artistas consagrados da nossa música (Existe um acervo de fotos deste projeto). E, em tempos que não tínhamos a ferramenta da internet, o Cigam editou o jornal Tá Na Pauta (de 1999 e 2001): os exemplares retratavam os eventos e cursos do Cigam e acrescentavam artigos de músicos – ao mesmo tempo divulgava e passava informação musical precisa. Ainda hoje os eventos com apresentações gratuitas do Coral e da Orquestra Cigam (dentro do curso de Arranjo) são verdadeiros aprendizado de música popular para quem os assiste.



 
Pesquisa e treinamento são as palavras-chave do Cigam, que ao longo de duas décadas e meia continua a preservar no ensino as raízes da música brasileira, seus ritmos e a cultura, em comunhão com as mudanças de cada época - um legado nas pautas musicais para o músico do Brasil.


O Cigam fica na Rua Santa Luzia 799/701 - Cinelândia - Rio de Janeiro
telefones 2524-2170 e 2532-0768. 

Nenhum comentário: