domingo, 28 de agosto de 2011

Vem aí "O Maior menor espetáculo da terra" - Em outubro

“ O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA” estreia no Rio de Janeiro

O premiado grupo carioca "Centro Teatral e Etc e Tal" traz para o público um verdadeiro circo de pulgas recheado de humor, virtuose e atrações fantásticas com elenco de pulgas dos cinco continentes.

Conhecido nacional e internacionalmente pelos seus espetáculos de fala de humor ácido e uso da mímica como expressão gestual impactante, o grupo carioca "Centro Teatral e Etc e Tal" (Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo) traz para o público do Rio de Janeiro seu mais novo espetáculo "O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA”. A temporada inicia dia 1 de outubro na Caixa Cultural Rio Teatro de Arena e vai até o dia 16 de outubro. Depois o espetáculo segue para o Teatro SESI – Centro, dias 22 e 23 de outubro.

Em um ano, "O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA” já passou por Curitiba e São Paulo, com publico estimado de 10.000 pessoas. O “Centro Teatral Etc e Tal” comemora 18 anos de estrada artística, onde todas as técnicas de ilusão, histrionismo, pantomimas o rigor estético apurado fazem a diferença dentro de um contexto rico em interpretação.

Link no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=W5_hD-hRnCg

Site: http://www.etcetal.art.br

Sinopse

Um espetáculo onde um GRANDE-mínimo-NOVÍSSIMO e compacto do CIRCO DE PULGAS é montado. Sim, sim. Venham, venham todos e preparem-se para assistir sobre o comando de um inusitado trio cômico ao menor ser da Terra! A PULGA. Da China Pun Ching Oo a pulga Funâmbula, da Argentina PulGardel a pulga bala, da Oceania as lindas pulgas gêmeas trapezistas Pulg Lee e Pilg Luu e dentre tantas outras uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue! Todas elas com talentos arrebatadores e incrivelmente trabalhados por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público a ver o que não pode ser visto e imaginar um extraordinário mundo mambembe em miniatura.

Encenação

O Circo de Pulgas é uma arte que teve seu início registrado no século XVIII, onde o conceito de higiene não encontrava espaço nos dicionários e nos hábitos da sociedade em geral; como o “mundo era das pulgas” e a glória pertencia a quem as conseguisse “domar”. Incontáveis ágeis adestradores apresentavam seus shows repletos de atrações a uma plateia que conhecia muito bem seus ”mínimos artistas ”.

Durante séculos, os domadores dessas minúsculas feras eram considerados verdadeiros heróis e seus espetáculos atrações prediletas e obrigatórias de uma população habituada a partilhar o corpo com os estes milimétricos insetos. Seguindo esta lógica, as pulgas, estes pequenos seres, não encontrariam moradas em corpos alheios enquanto estivessem num Circo. O tempo passou, a sociedade mudou e, mais tarde, na década de 60 do século passado, enquanto os Circos de Pulgas tombavam no esquecimento, a ciência despertou para o estudo das olímpicas qualidades da ‘pulex irritans’ . Hoje sabe-se tudo sobre o que faz as pulgas serem o que são, a razão das suas extraordinárias performances, mas já não há quem queira assumir a microscópica tarefa de domá-las.


Para os que têm medo precisamos dizer que talvez as pulgas não estejam lá, mas é como se estivessem. De qualquer forma pela rapidez que elas se deslocam nem com uma luneta! O Circo de Pulgas é uma encenação para um público que tenha o poder de acreditar na ilusão da realidade, quase real, quem sabe...


O texto é uma mescla de dramaturgia de números clássicos do circo tradicional com uma profunda pesquisa científica do universo das pulgas e claro, a comicidade característica do ETC E TAL.

Refletores, lona, picadeiro, plateia, corda bamba, cama elástica, trapézio, microfones, cortinas e tudo o mais que possamos pensar está lá.... Na verdade até aquilo que não poderíamos imaginar.


Pela primeira vez um grupo teatral monta uma forma de teatro muito popular em outras épocas e em outras terras. Tradicionalmente feito por um único ator/apresentador/domador o 'Circo de Pulgas' é um modo encantador de arte cênica que vem sendo esquecido ao longo das décadas. Montar no Brasil este especial tipo de teatro é um desafio instigante, onde mímica, magia, circo, teatro popular e engenharia cênica se encontram para levar primeiramente ao público paulistano uma peculiar montagem inédita e apaixonante. Uma experiência para públicos de todas as idades!


Uma verdadeira estrutura circense montada no palco e na plateia. Uma maquinaria em miniatura no centro de um grande picadeiro. Truques de mágica e engenhocas sem limites para trazer o público o mais próximo o possível da experiência instigante de ver o que não se pode ver e imaginar o que não está ali. Com a experiência cenográfica de Domingos Montagner, aliada ao conhecimento da estrutura circense tradicional o ETC E TAL ousa transformar o palco do teatro num verdadeiro picadeiro.


Ficha Técnica

Texto e Direção: Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo | Atuação: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles Lobo | Cenário e Assessoria Circence: Domingos Montagner | Figurinos: Fernanda Sabino |Adereços: Maria Cecília Meyer e Amanda Gaiarsa (Atelier de brincadeira) |Desenho de Luz: Aurélio Oliosi | Música Original: Marcelo Pellegrini | Preparação Mímica: Alvaro Assad | Coreografia: Marcio Moura | Designer: Ato Gráfico | Fotografias: Ricardo Gabriel | Montagem e Operação de luz: Levi Leonardo | Operação de som: Fernanda Sabino | Manutenção e Apoio Operacional: Arise Assad | Produção e Realização: Centro Teatral e Etc e Tal


Histórico do grupo

Centro Teatral e Etc e Tal, grupo carioca criado em 1993 é composto pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo; desenvolve sua pesquisa artística calcada na tríade Teatro-Mímica-Humor, imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. Anualmente o grupo realiza cerca de 150 apresentações de seus espetáculos de repertório (Fulano&Sicrano; Victor James; O Macaco e a Boneca de Piche; A Onipotência do Sonho; No Buraco; ¿Branca de Neve? e Draguinho (infantil) atingindo uma média de 25 mil espectadores pelas mais diferentes cidades do Brasil e tem representado o país em diversos Encontros e Festivais de Teatro, Mímica , Novo Circo e Comicidade na América Latina e Europa.


Serviço:

"O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA”

Duração do espetáculo - 50 minutos

Gênero - Comédia / Infantil

Classificação Etária - Livre para todos os públicos ; Indicado para crianças acima de 05 anos

TEMPORADA - De 01 à 23 de outubro de 2011 > ESTREIA 01 DE OUTUBRO DE 2011

Onde: CAIXA CULTURAL RIO TEATRO DE ARENA (01 à 16 de outubro de 2011)

Sábados e domingos às 17h, ingresso R$6,00

Rua Almirante Barroso, 25 centro (próximo a estação do metrô Carioca)

Informações (21) 2544.4080

Capacidade: 150 pessoas

Onde: TEATRO SESI – Centro (dias 22 e 23 de outubro de 2011)

Sábado e domingo às 15h - R$5 (inteira)

Av. Graça Aranha, 1 - Centro / RJ
Telefone: 2563-4168
Bilheteria: 2563-4163

Capacidade: 350 lugares


CURRÍCULO DA EQUIPE

Alvaro Assad – Direção, Texto, Preparação Mímica e Atuação

É mímico, diretor e ator. Pesquisa e desenvolve sua técnica artística há 19 anos, tendo trabalhado e se aperfeiçoado na técnica gestual em 1991 com Luís de Lima (mímico português parceiro do mestre francês Marcel Marceau). Formado pela CAL-Casa das Artes de Laranjeiras em 1994 junto com o falecido diretor vanguardista Marcio Vianna. Fundou em 1993 o grupo carioca "Centro Teatral e Etc e Tal", do qual é, gestor , diretor, ator e preparador mímico. Junto com as ações e os espetáculos do ETC E TAL faz parte do Conselho Consultivo do CBTIJ- / Assitej -Brasil e é também curador consultivo do Festival Anjos do Picadeiro-Encontro Internacional de Palhaços, do Sesc FestiClown de Brasília e do Janeiro Brasileiro da Comédia 2009 - São José do Rio Preto-SP. Foi agraciado com 07 prêmios de
Melhor Ator e 05 prêmios de Melhor Diretor por sua atuação/direção em “Fulano e Sicrano”, Victor James” e “O Macaco e a Boneca de Piche” em diversos festivais nacionais ” . Em 2008 recebeu indicação ao Prêmio Shell de Teatro de SP pela direção de “A Noite dos Palhaços Mudos” e ao Prêmio Fensa Coca Cola pelo mesmo espetáculo nas categorias Melhor Direção e Melhor Adaptação. Indicado ao PRÊMIO BRAVO 2009.

Melissa Teles-Lôbo – Direção, Texto e Atuação

Mímica e atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras no Rio de Janeiro em 1998, cursou a escola de Teoria de Teatro da Universidade do Rio de Janeiro. Desde 1998 é integrante exclusiva do Centro Teatral e Etc e Tal sendo membro gestor e criadora de Projetos do grupo. Ganhou os prêmios de melhor atriz nos Festivais de Teatro de Americana-SP pelo espetáculo “Victor James” e Pindamonhangaba-SP nos anos de 2002 e 2003 pelo espetáculo “O Macaco e a Boneca de Piche”, tendo sido agraciada na 1ª Edição com o Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro para Crianças por sua atuaçãoem“¿Branca de Neve?” no ano de 2006.

Marcio Moura – Atuação

Ator, mímico e bailarino vem se apresentando no Centro Teatral e Etc e Tal desde 1993. Estudou na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras-RJ e UNI-RIO Universidade do Rio de Janeiro em interpretação é um dos fundadores e gestores do grupo. Foi premiado na categoria de Melhor Ator nos Festivais de Teatro de São Mateus-ES em 1999 e Isnard Azevedo- Florianópolis e Americana-SP , ambos em 2000, por sua atuação em “Fulano e Sicrano” e em Pindamonhangaba-SP 2003 por “O Macaco e a Boneca de Piche”, tendo sido indicado ao Prêmio Zilka Sallaberry- RJ na categoria de Ator em 2006 por sua atuação no espetáculo “¿Branca de Neve?”, assim como na Edição 2008 do Premio Zilka Sallaberry-RJ na categoria de Melhor Ator por sua atuação no espetáculo DRAGUINHO.




Domingos Montagner – Cenógrafo e Consultor Circense

Ator e Artista Circense, Um dos fundadores da Pia Fraus Teatro, o que favoreceu a condução de seu rumo teatral em direção a pesquisa de diversas linguagens. Iniciou no Circo Escola Picadeiro em 1989 e em 1991, conhece Fernando Sampaio e passam a desenvolver várias técnicas circenses. Em 1997, oficializam a parceria, criando o La Mínima. Aperfeiçoou-se na França na Escola Nacional de Annie Fratellini , na Escola de Trapézio Volante de Jean Palacy. e na arte do palhaço com Leris Colombaioni na Itália. Trabalhos recentes destacam-se o espetáculo “A Noite dos Palhaços Mudos” em 2008, o qual recebeu 04 indicações ao Prêmio SHELL,sendo agraciado com o de MELHOR ATOR, Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro MELHOR ELENCO e ESPETACULO ambos por “A Noite dos Palhaços Mudos”. Autor de todos os projetos cenográficos do grupo La Mínima, foi indicado em 2008, ao prêmio Femsa, pela cenografia de A Noite dos Palhaços Mudos e o O Médico e os Monstros. É também um dos fundadores do Circo Zanni, projeto que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades. Atualmente seu trabalho como ator é referenciado pela interpretação do personagem Herculano na novela da Rede Globo – Cordel Encantado.

Fernanda Sabino – Figurino

Figurinista formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, em 1999. Com experiência profissional desde 1995, participou de diversas montagens teatrais. Indicada ao prêmio Maria Clara Machado de Teatro Infantil, com o espetáculo “ Cyrano de Berinjela” e 02 vezes vencedora do prêmio Zilka Sallaberry de Teatro para Crianças, com os espetáculos “Pequenas Histórias do Mundo” de 2007 e “A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto” em 2009. Foi figurinista nas seguintes montagens dos grupos cariocas Centro Teatral e Etc e Tal (espetáculos: O Maior Menor Espetáculo da Terra; Draguinho, diferente de todos, parecido com ninguém; No Buraco; O Macaco e a Boneca de Piche; Victor James; Fulano e Sicrano) e Cia de Teatro Artesanal (O Homem que Amava Caixas; A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto; Pequenas Histórias do Mundo; Couro de Piolho; Cyrano de Berinjela)

Marcelo Pellegrini – Música Original

Compositor e produtor musical. Desde 1992 compõe e produz trilhas para TV, dança. teatro e cinema. Entre as mais de 50 trilhas originais para teatro nesse período, destacam-se as longas parcerias com os diretores José Celso Martinez Corrêa (Os Sertões, Cacilda!, As Bacantes), Beth Lopes (Como me tornei estúpido, Silêncio, Os brutos também amam), Renata Melo (Simpatia, Turistas e Refugiados, Passatempo), além da Cia. La Mínima (O Médico e os Monstros, A Noite dos Palhaços Mudos, Piratas do Tietê). Recebeu duas vezes o Prêmio Shell de Teatro – melhor música (98 por “À Margem da Vida” e 2002 por “Os Sertões - A Terra). Em2008 foi indicado aos prêmios Shell e FEMSA pela trilha de “A Noite dos Palhaços Mudos”, da Cia. La Mínima.

Nenhum comentário: